segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Chuva aumenta pane em internet, TV paga e telefone


Quedas de sinal, interrupções e falhas nos serviços de internet, TV a cabo, telefonias fixa e móvel são os problemas mais recorrentes nos meses de dezembro e janeiro, temporada de chuvas, especialmente no Sudeste.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) admite que o aumento das chuvas tem impacto nas tecnologias fornecidas por meio de cabos, como a telefonia fixa.

No entanto, serviços transmitidos por meio de antena, como celulares, também podem ser afetados por raios.

"Mas esses fenômenos não são desculpa para descumprir prazos de ajuste técnico", diz a chefe de relacionamento com os usuários da Anatel, Letícia Seabra.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse na quinta-feira no programa "Bom Dia, Ministro" que consumidores devem denunciar as operadoras à Anatel.

TVA, Telefônica e Vivo reconhecem que há mais problemas no sistema na época das chuvas.

O professor de sistema eletrônico da USP (Universidade de São Paulo) Marcelo Zuffo afirma que os problemas aumentam no início do ano porque as chuvas corróem os cabos e a infraestrutura do sistema de comunicação ainda é ruim.

OUTRO LADO

A Telefônica e a Vivo admitem que em janeiro há maior falta de energia elétrica, o que afeta as antenas de celular. Na rede fixa, as ocorrências aumentam com chuvas e outros fenômenos.

A TIM e a OI dizem que não houve problemas em sua rede neste ano.

A Claro diz que investe na qualidade da sua rede, mas "não tem como prever ações da natureza".

A NET diz que compartilha postes das concessionárias de energia elétrica e está sujeita a várias ocorrências.

A TVA reconhece falhas com as fortes chuvas, em especial no último fim de semana.

Todas dizem investir em prevenção. As demais não responderam.

O QUE FAZER EM CASO DE PANE

- Entrar em contato com a operadora e pedir o desconto dos dias em que ficou sem o serviço
- É obrigação da operadora dar o desconto
- Se a empresa não resolver o problema e não descontar o dinheiro, o cliente deve registrar sua queixa na Anatel, no número 1331 ou pelo site www.anatel.gov.br, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira

PROCON
- Outra opção é reclamar no Procon, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou aos sábados, das 7h às 13h
- Há postos do Procon-SP nas agências do Poupatempo, como o da praça do Carmo, s/n, região central de São Paulo
- O telefone do Procon-SP é o 0800-772-3633

Fonte: Folha Online. Na base de dados do site www.sosconsumidor.com.br - 28/01/2012

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